Por que assessoria de imprensa é importante para startups?

Segundo a Associação Brasileira de Startups, existem cerca de 4 mil startups no Brasil. Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral mostrou que 25% fecham em menos de um ano, e 50% antes de completar o segundo. Agora, você sabia que uma boa assessoria de imprensa pode ser o diferencial que fará a sua startup se destacar e se consolidar com melhores oportunidades nesse meio?

É muito comum pensar que assessoria de imprensa é um serviço de alto custo, restrito apenas à grandes companhias e artistas famosos. Porém, essa é uma percepção equivocada: qualquer empresa, independentemente do porte, do segmento e do investimento disponível, pode contratar o serviço de assessoria de imprensa e se beneficiar das vantagens de ter o seu negócio divulgado pela mídia espontânea.

No caso das startups, isso é ainda mais verdadeiro, já que, além da necessidade de anunciar uma nova marca no mercado, elas costumam nascer com base em propostas inovadoras. A má comunicação pode ser um dos principais problemas a ser enfrentado. É possível ter um produto ou serviço inovador e com todo o potencial, mas fechar as portas antes que eles alcancem os parceiros e investidores ideais por conta de uma comunicação falha ou inexistente.

Para entender a importância da assessoria de imprensa para startup e a diferença que esse serviço é capaz de fazer para contribuir no crescimento do seu negócio, apresentaremos algumas atribuições da agência e como ela ajuda a criar oportunidades para que a sua startup se estabeleça mais rapidamente.

As atribuições da assessoria de imprensa para startups

Uma das coisas mais importantes para a comunicação estratégica de uma startup é o timing. Caso entre no escrutínio da mídia muito cedo o press release pode não ter ainda informações o suficiente para atrair a atenção dos jornalistas, como apresentação clara, diferenciais consolidados, proposta inovadora, números e feedbacks que componham uma interessante reportagem sobre a startup.

Do mesmo modo, se sua startup oferece um produto ou serviço pioneiro e inovador no mercado, é imprescindível que ela seja marcada como aquela que primeiro trouxe essa inovação. O peso de ser o “first mover” do mercado deve sempre ser muito bem aproveitado numa assessoria de imprensa profissional.

Assim, a primeira atribuição da assessoria de imprensa para startups é verificar se a empresa está madura o suficiente para ter esse tipo de atenção, e caso positivo deve-se realizar uma reunião entre o assessor e o responsável da empresa. É nesse momento, que todas as informações relevantes deverão ser explicadas, assim como os números da empresa, a distribuição do mercado entre os concorrentes e possíveis cases e pautas iniciais.

Na sequência, a assessoria de imprensa vai fazer o planejamento das pautas e releases iniciais. Isso não significa apenas preparar os textos, mas sim definir quais os melhores veículos de comunicação receberão os comunicados. Como por exemplo, para startups que atuam no mercado de tecnologia, normalmente são veículos de nicho específico, que atendem diretamente ao público-alvo do negócio.

Outra ferramenta que já deve estar pronta no momento da divulgação é o press release. Esse documento é a principal ferramenta da assessoria de imprensa e deve conter as respostas para as perguntas mais comuns sobre o modelo de negócio da empresa, breve história, diferenciais, foto em alta resolução e demais pontos que se façam relevantes. 

A primeira divulgação

Após a aprovação da estratégia inicial, é o momento de fazer a primeira divulgação. No caso das startups com propostas inovadoras, é exatamente nesse ponto que a empresa pode ficar conhecida como a “first mover” do mercado e, a partir disso, garantir um maior impacto.

A palavra “exclusividade” pode ajudar a transformar os releases em pautas espontâneas, mas é preciso que ela mostre o quanto o produto/serviço, de fato, é atrativo em si. Uma boa maneira é deixar os números que demonstram o potencial da empresa em destaque.

Nesse ponto o processo de construção da marca é iniciado. Como é um processo de médio a longo prazo, os resultados não são imediatos, mas começar a planejar isso desde o início facilita a trajetória do sucesso. Afinal, se a primeira impressão é a que fica, todo cuidado é pouco para que seja positiva. 

Inevitavelmente, uma divulgação bem feita e continuada gera reconhecimento e poder atrair possíveis parceiros e investidores, que através dos grandes veículos passam a estar cientes da existência da startup. Essa percepção deve ser ampliada continuamente por meio de algumas estratégias que vamos citar a seguir!

Entrega de resultados e estratégia continuada

No mundo corporativo, o tempo é de extrema importância, e isso também atinge a assessoria de imprensa para startup. Pegar o feedback da imprensa e avaliar os resultados da primeira divulgação é muito importante para a formulação de ações futuras.

É importante que exista tanto uma análise qualitativa quanto quantitativa, porque em muitos casos, uma reportagem em uma mídia especializada tem mais efeito que uma nota em um jornal de grande circulação, mesmo que esse último não possa ser menosprezado.

Esses resultados variam de acordo com as estratégias planejadas para cada empresa. Eles podem surgir na forma de ampliação do reconhecimento da startup, como já foi falado, mas também na melhora da reputação comercial da mesma, novas oportunidades de negócios e parcerias, valuation entre outros.

Além do primeiro impacto realizado, considerar uma gestão de comunicação eficiente se torna ainda mais importante para construir uma marca, aproveitar oportunidades e até gerenciais possíveis crises.

Novos releases acerca de novidades devem ser estruturados tanto para manter a relevância da empresa quanto para informar, e as novas parcerias ou conquistas de clientes ou parcela de marcado devem ser comunicadas e servirão de iscas para investidores realmente interessados. 

Tudo isso precisa fazer parte de uma estratégia continuada de comunicação, com o objetivo do aumento de oportunidades para a startup. 

Por não se tratar de mão de obra ou matéria-prima, a assessoria de imprensa para startups num primeiro momento pode parecer algo supérfluo, mas é importante ter em mente que uma boa comunicação é essencial para o crescimento do negócio, principalmente em um mercado tão instável como o do Brasil, ainda mais no cenário atual. Uma boa dica é procurar uma agencia full service porque possui todas as ferramentas e know-how para ajudar com essa empreitada de forma personalizada, de acordo com a natureza do negócio, podendo até atender outras demandas em conjunto, como gestão das redes sociais, inbound marketing, adwords, SEO e outros serviços complementares para um completo plano de comunicação estratégica.

Se você se interessou e quer saber mais, leia um artigo que preparamos sobre como a assessoria de imprensa gera valor e credibilidade para a marca!

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