Gestão da comunicação em empresas de tecnologia: quebrando velhos modelos

Apesar de ganhar maior relevância nos últimos anos, a área de comunicação ainda é vista apenas como um setor de apoio em boa parte das empresas de tecnologia no Brasil. É fundamental, porém, que esse conceito seja revertido o mais rápido possível.

Uma boa gestão da comunicação dentro de qualquer negócio gera resultados impactantes em diferentes áreas das empresas. Sem um setor de comunicação e marketing eficiente, qualquer organização está fadada a ser esquecida por quem mais importa: o consumidor.

Nesse artigo mostramos a importância e as vantagens de se investir nesse setor em companhias do ramo de tecnologia e como isso impactará positivamente no seu empreendimento. Confira!

Aposte na comunicação para o sucesso do negócio

Empresas de tecnologia, muitas vezes, acabam focando os seus esforços apenas na parte central do seu negócio: o produto ou serviço. Não que estejam erradas; afinal, são a alma da organização. Porém, isso não significa que o setor de comunicação e marketing não mereça relevância.

Os benefícios de uma gestão da comunicação eficiente são inúmeros: fortalecimento da sua marca; atração de novos clientes; e até mesmo um sentimento de pertencimento por parte dos profissionais da equipe.

Portanto, invista no core business do seu negócio e em outros setores fundamentais, mas não deixe de lado essa área que pode trazer bons resultados, inclusive financeiros, para a sua empresa no curto, médio e longo prazo.

Aprimore a gestão da comunicação

Muitas vezes, a área de comunicação, sem muitos investimentos, utiliza ferramentas mais antigas e pouco eficientes em um mercado que se atualiza constantemente. Confira algumas dicas para aprimorar o processo de gestão do seu negócio.

Tendências do mercado

Um ponto importante é analisar o que está acontecendo de novo no mercado, quais estratégias e ferramentas estão sendo utilizadas com maior sucesso, e inseri-las em seu plano de comunicação estratégica. Isso demonstrará que sua empresa é antenada e valoriza o relacionamento da marca com seus clientes, tanto internos (colaboradores e/ou fornecedores), quanto externos.

Recursos digitais

Invista em ferramentas que ajudarão a automatizar o processo de comunicação e marketing, como, por exemplo, na hora de analisar os dados dos seus clientes e montar uma estratégia ideal para impactar o seu público-alvo. 

Atualize seus canais de comunicação

Site, folder, redes sociais, os seus meios de comunicação estão atualizados? Hoje em dia a primeira coisa que o tomador de decisão faz ao ser apresentado pela primeira vez a um marca, produto ou serviço é buscar mais informações sobre a empresa no meio digital. Por isso manter seus canais de comunicação sempre atualizados e bem arquitetados para transformar seus visitantes em potenciais clientes é muito importante.

Marketing de conteúdo

Essa é outra estratégia importante para fortalecer a imagem da sua marca no mercado e entre os consumidores. Ao produzir conteúdo relevante e com planejamento, o empreendimento se faz presente para quem mais importa: o cliente. E melhor: com baixo custo e ótimo retorno. 

Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é importante para fazer com que sua marca, produto e/ou serviço ganhe espaço na mídia espontânea. Além de gerar forte credibilidade e atrair potenciais clientes, uma boa assessoria de imprensa ajuda muito na divulgação de eventos e de novidades relevantes da empresa.

Considere a comunicação como investimento

Parte do problema da falta de investimentos na área de comunicação e marketing está relacionada ao fato das empresas não enxergarem o retorno que o setor pode gerar quando a gestão da comunicação é realizada de maneira correta e eficiente.

Portanto, o primeiro passo para mudar esse panorama é tratar a comunicação como um investimento – com retornos a curto, médio e longo prazo – e não uma despesa, como se a área fosse um setor pouco importante dentro da sua organização.

Realizar investimentos no setor de comunicação é uma estratégia que traz retornos positivos para a sua atividade comercial de diferentes maneiras, como você acabou de ver. Para isso é preciso promover as ações de aprimoramento da gestão da comunicação. Uma decisão com a qual sua empresa só tem a lucrar!

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